5 Motivos para procurar uma orientação jurídica
Hoje em dia, é importante que as empresas passem a contar com uma assessoria jurídica. Ela ajuda a gerar economia para as organizações. A orientação jurídica tem a função principal de manter a empresa atualizada quanto as normas jurídicas voltadas ao setor de atuação. Assim, os empresários têm condições de prevenir conflitos judiciais e administrativos.
Neste texto, você vai conhecer as vantagens de se procurar uma orientação jurídica, afim de resolver pendências na sua empresa. Estes benefícios são relacionados à contratação escolhida pelo empresário.
Como as empresas se beneficiam através da orientação jurídica?
O empresário terá como principal vantagem a previsão de custos junto ao assessor jurídico, ou escritório de advocacia contratado. Assim, não haverá riscos de encontrar surpresas quanto aos valores contratados, se feitos de maneira inesperada e esporádica.
Os advogados contratados serão uma equipe atualizada quanto a legislação da área de atuação. Ou seja, eles identificarão os benefícios jurídicos vindos das inovações legais, vindas nas mais diferentes áreas do direito ligadas ao negócio. Haverá a cobertura para ações de cunho trabalhista, empresarial, tributária, previdenciária, urbanística, ambiental, criminal, entre outras.
Também haverá o benefício da auditoria jurídica preventiva. Isso será voltado para identificar e garantir a regularidade e a segurança jurídica de cada atividade. Estas analises são feitas de maneira multidisciplinar, englobando todas as áreas jurídicas. A orientação busca também prevenir riscos de acontecer alguma situação irregular.
A assessoria jurídica também ajuda na área contenciosa. A auditoria jurídica visa fazer a visualização de todas as ações judiciais, não somente das ligadas a empresa, como também aos empresários, visualizando as deficiências que geram as determinadas demandas.
Na gestão da advocacia, é feita a representação em ações judiciais. Ela atuará de forma preventiva, e eventualmente caso surja uma demanda judicial. E na qualidade da advocacia, há a redução do tempo de estudo para uma ação judicial, já que a assessoria jurídica habitual permite ao escritório conhecer as questões específicas da empresa.
Através deste serviço de orientação jurídica, é possível também estabelecer um cronograma de prazos, visando a identificação e gestão de cada período de entrega, quanto a impostos ou outras ações que visam o uso da justiça.
Estes podem ser judiciais (como proposição de ação, contestação, movimentação de processos), ou extrajudiciais (negociação para renovar a locação comercial.
Esclarecimentos importantes
Vale frisar que a assessoria jurídica mensal traz muitos benefícios para as empresas, envolvendo um grande número de serviços. O objetivo principal é estabelecer uma relação sólida com o empresário. Por sua vez, o serviço jurídico esporádico, feito eventualmente, se trata de um único assunto, e ainda cobrará um preço maior que o de uma contratação mais duradoura.
O valor médio desta assessoria jurídica mensal pode variar de acordo com o porte da empresa, área de atuação, e principalmente, quanto ao mapeamento das reais necessidades da organização. É importante analisar as contas do valor pago à empresa, que costuma ser mais em conta. Ela traz muitos benefícios para os empreendedores, mesmo que sejam de pequeno ou médio porte.