3 Principais motivos que geram processos trabalhistas
A Justiça do Trabalho tem a função de atuar nos processos trabalhistas. Hoje em dia, as principais ações são voltadas ao pedido de pagamento de horas extras, danos morais, honorários e também sobre o não recolhimento do FGTS.
São muitos os processos trabalhistas pendentes no momento. A justiça está atenta a alta demanda, e costuma realizar mutirões com várias causas sendo julgadas, de forma mais apurada e precisa. Essa é uma maneira de agilizar processos, e fazer com que a parte reclamante receba seus direitos mais rapidamente.
Quanto a elevada demanda de processos trabalhistas, isso se dá por conta do elevado custo de empregos no Brasil. É comum que muitas empresas passam a agir de forma irregular, burlando direitos e deveres dos trabalhadores.
Infelizmente, muitos dos empregados também desconhecem as leis do trabalho. Devido a essa falta de informação, não percebem algumas atitudes irregulares que acontecem dentro do ambiente da sua função.
Para que se agilize na melhoria por direitos trabalhistas, algumas ações estão sendo realizadas. A Reforma Trabalhista, sancionada em 2017, busca modernizar a legislação, devido às mudanças nos conceitos de emprego.
Questões sobre as horas extras
Os motivos que levam alguém a processar por causa de horas extras normalmente são sobre problemas e falhas nos registros de ponto eletrônico. Isso envolve casos de funcionários que batem o ponto de saída, mas são obrigados a continuar no trabalho e não recebem pelos minutos a mais na empresa.
Da mesma maneira, é voltada para pessoas que acabam trabalhando em seu horário de almoço, quando o momento deveria ser de pausa. Quem aciona por este problema também relata falhas no pagamento destas horas extras (que deveria ser em dobro, principalmente em finais de semana e feriados), da mesma maneira como a não compensação do banco de horas após o prazo de um mês.
Ações sobre danos morais
Isso acontece quando algum funcionário é exposto a situações humilhantes por seus patrões. Muitas vezes realizada de forma frequente durante a jornada de trabalho. Em alguns casos, chega a acontecer estes problemas na frente dos demais colegas.
Uma pessoa que sofrer de seus superiores agressões verbais, submissão em situações vexatórias, assédio moral. Algumas chegam a ser ignorada por seu chefe ao reclamar de algo que não está certo. Em outros casos, trabalham em locais precários. Se o trabalhador vive alguma dessas condições, deve procurar a justiça para ir contra estas situações.
Da mesma maneira, podem ser acionadas as empresas que façam a exigência de metas inatingíveis, ou que controlam a ida dos funcionários.
Processos trabalhistas a respeito da rescisão de contrato
Muitas vezes as empresas não pagam todas as pendências a um funcionário quando este rescinde um contrato. Isso pode acontecer por um desconhecimento nas leis trabalhistas. Infelizmente, até mesmo por uma tentativa de esperteza da parte contratante.
Um funcionário que se sentir lesado, e tiver como comprovar que foi, precisa acionar a justiça, para que assim consiga receber todos os seus direitos.
Estes são os principais motivos que geram processos trabalhistas. Se você é empregado, e está percebendo que tem algo inadequado em sua relação de trabalho, procure um advogado trabalhista. Ele irá lhe orientar melhor para resolver a questão.