871A O Que Fazer Caso A Mediação Não Dê Certo

E se a mediação não der certo?

A mediação jurídica é estabelecida pelo Código de Processo Civil, voltada para a solução de conflitos por meio do diálogo. Esta é uma forma alternativa e mais barata para se resolver problemas, principalmente se for comparada com o litígio do poder judiciário. A mediação pode ser usada tanto judicial quanto extrajudicialmente. Mas, e se a mediação não der certo?

Nem sempre ela dá certo. E muitas vezes isso acontece por não haver um acordo entre quem está ligado ao processo. Se é o seu caso, veja quais são as melhores soluções.

A mediação e seus objetivos

A função principal envolve um objeto, que é o conflito a respeito dos direitos disponíveis ou indisponíveis das pessoas. Os conflitos podem envolver coisas como relações contratuais, direito do consumidor e até mesmo questões de cunho familiar. A mediação visa a resolução rápida e sigilosa destas causas.

Seu funcionamento atual

Quem faz a mediação é alguém que tem conhecimento pleno das leis, e também quanto aos costumes praticados no ramo em que está acontecendo a ação específica. O mediador irá usar técnicas a fim de alcançar um acordo imediato entre as partes.

Entre o que é adotado durante estas audiências, estão a escuta ativa, parafraseamento, formulação de perguntas, entre outras questões.

Os mediadores podem ser tanto extrajudiciais quanto judiciais. Para o caso de um mediador extrajudicial, este precisa estar capacitado e ter conhecimentos quanto ao tema específico ligado a causa em que vai trabalhar. Existem cursos voltados para capacitar a mediação.

Por sua vez, é importante ressaltar que o mediador judicial deve ser alguém que concluiu o curso superior em direito, além de ter feito capacitação em instituições ou escolas que visam formar mediadores.

Para que seja feita a mediação mediante o sistema judiciário, é necessário que as duas partes envolvidas em uma causa estejam interessadas neste tipo de situação. Quando apenas uma delas continua desejando a conciliação, não será possível realizar a mediação extrajudicial.

E se a mediação não der certo…

Um dos problemas para que a mediação não funcione de maneira efetiva, é porque muitas vezes o mediador não dá sugestões para que as partes conflitantes encontrem uma saída para a resolução de seu problema.

Isso porque esta pessoa muitas vezes não consegue dar uma solução para a causa específica, por não conseguir resolver as mágoas internas que podem envolver o problema.

E se a mediação não der certo, o melhor a se fazer mesmo é partir para uma ação litigiosa. Isso porque, na justiça, o juiz jamais irá levar em consideração o fator pessoal de cada parte. Ou seja, ele irá julgar conforme o previsto dentro da lei.

O que se recomenda para usar a mediação, é para processos que envolvam causas de família, pois assim os problemas poderão ser resolvidos, a menos que os participantes da ação não queiram negociar. Neste caso, o que deve ser feito é partir para uma ação na justiça comum.

Por meio destas explicações, você saberá melhor qual é o momento para utilizar a mediação, ou mesmo a justiça comum, e, assim, poderá resolver melhor os conflitos internos que lhe ocorrerem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *